Nesta oficina, a condição errante se alia ao ato de pintar, instaurando um movimento de partida sem o conhecimento prévio de onde se quer (ou se pode) chegar.
O ponto de partida é o desconhecimento: do percurso, dos materiais e de si mesmo diante da superfície. Aqui, a tinta age como pulsão, e o fazer se revela no próprio processo de errar, experimentar e insistir.
Com base nos pensamentos de Samuel Beckett, sobre a pintura do impedimento, e Georges Bataille, sobre o descontínuo, a prática se estrutura como um exercício de liberdade e de vulnerabilidade criadora. Sob orientação individualizada e a partir de referências do circuito da arte, o ateliê propõe uma experiência sensível que acolhe o fracasso como princípio existencial do artista, no sentido mais profundamente beckettiano: continuar, ainda que impossível.
Indicada para o público iniciante e intermediário, esta vivência busca abrir espaço para o desconhecido como campo fértil de criação.
📅 24/10, 31/10, 10/11 e 14/11 (sextas-feiras)
🕖 15h30 às 17h30
Garanta a sua vaga preenchendo o formulário.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição
O Centro de Formação em Artes e Ofícios é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC).
Realização: Centro Cultural Veras
Incentivadores: Rede Bistek e Buschle & Lepper e Ciser Oficial
Apoio: Clemar Engenharia, Instituto Pedra Branca, Olsen S.A., TelTec Solutions
Incentivo Estadual: Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina