EXPOSIÇÃO COLETIVA DE DESIGN CONTEMPORÂNEO

O ATELIÊ DO FUTURO

Andrei Detoni, Claudia Pinz, Mary Yamakawa, Nadine Martinez

ENCONTRO DE DESEJOS E FUTUROS POSSÍVEIS

Encontro de comuns, encontro de arquiteturas e design, encontro estéticos contaminados, encontro com a incerteza da argila!

O Ateliê do Futuro é o encontro do coletivo para sonhar com porvires possíveis a partir da força da manualidade e da plasticidade para transformar a matéria que vem do solo em poesia, como intenção também de contrapor-se aos excessos do mundo virtual.

O intenso convívio digital e as mudanças definitivas no modo de enxergar o mundo provocadas pela pandemia, aproximaram Andrei Detoni e Mary Yamakawa de Nadine Martinez para aprender a moldar o barro. O processo de ensino da cerâmica artesanal une os comuns e a eles se juntou Claudia Pinz que forma o Nupa Ateliê com Nadine. Das aulas e trocas profundas surgiu o coletivo de ceramistas com pesquisas, práticas e referências enraizadas nas experiências da arquitetura e da moda, aproximando, numa certa medida, o diálogo do sujeito com a sua própria história. No espaço coletivo do O Ateliê do Futuro a construção de saber é um exercício cotidiano expandido à comunidade. 

Por outro lado, a produção individual é contaminada pelo coletivo. Andrei, Mary, Nadine e Cláudia flertam na linguagem, na estética, na experimentação, nas reflexões sobre transversalidade e no entendimento de que a cerâmica propõe um exercício de resiliência, de entregas a aprender e desaprender.

Os processos com a argila passam pela vivência e manifestam uma maneira de compreensão do mundo e perpassam técnicas, cores e a subjetividade das formas. Raras vezes o esmalte surge para cumprir sua função necessária à peça. A maior parte da criação aborda a verdade dos materiais, sua autenticidade, por vezes, nos colocando a par das incertezas do material.

O Ateliê do Futuro traz a oportunidade do coletivo olhar para o fazer no agora para pensar sobre a própria produção e para sonhar por futuros possíveis.

Simone Bobsin