ANA SABIÁ: MADONNAS E FRIDAS

O projeto Madonnas e Fridas, da artista e pesquisadora Ana Sabiá, nasceu como um movimento cultural necessário entre mulheres artistas que utilizam o fazer artístico para desnaturalizar narrativas tradicionais sobre a maternidade e abrir caminhos para uma reflexão política, ética e afetiva sobre o tema.

Partindo da premissa de que a fotografia é uma ferramenta de expressão, questionamento e crítica social, o laboratório propõe um espaço em que as discussões sobre maternidades ultrapassam o universo feminino, interessando a todas as pessoas: mães ou não, artistas ou não. Mais do que uma experiência estética, trata-se de uma formação para a vida. Um campo de investigação e criação para quem deseja pensar criticamente, através da arte e da cultura, os atravessamentos sociais, políticos e subjetivos da maternidade.

Ao longo de três encontros, os participantes serão convidados a percorrer diferentes dimensões desse olhar:

🔹 A Maternidade na Cultura — Das Madonnas às Fridas (encontro teórico)
🔹 Oficinas de Visualidade (encontro prático)
🔹 Oficinas de Escrita e Visualidade (vivência prática)

É um convite para repensar a maternidade para além dos mitos e das idealizações, a partir da arte, da fotografia e da escuta sensível.

A atividade é voltada para mães de bebês e crianças na primeira infância que desejem tanto posar com elas quanto fotografar, podendo ser modelo, fotógrafa ou as duas coisas. Mulheres não-mães também são bem-vindas.

📅 22/10, 29/10, 05/11, 19/11, 26/11 e 03/12 (quartas-feiras)
🕖 14h às 16h

Garanta a sua vaga preenchendo o formulário. 

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

O Centro de Formação em Artes e Ofícios é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC).

Realização: Centro Cultural Veras
Incentivadores: Rede Bistek e Buschle & Lepper, Ciser e Tigre
Apoio: Clemar Engenharia, Instituto Pedra Branca, Olsen S.A., TelTec Solutions
Incentivo Estadual: Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina