CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES E OFÍCIOS

Com o intuito de contribuir com a formação artística e cultural de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o Centro Cultural Veras lançou o Centro de Formação em Artes e Ofícios, um projeto que visa atuar na Comunidade Frei Damião, em Palhoça – Grande Florianópolis, uma das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Santa Catarina.

Realizado pelo Centro Cultural Veras por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC), o Centro de Formação promove ateliês de modalidades artísticas e culturais que não só contribuem com a formação humana e intelectual, mas que também têm o potencial de capacitar os moradores da Comunidade Frei Damião com habilidades que os ajudarão a se posicionar melhor no mercado de trabalho.

O movimento Artes e Ofícios surgiu na Inglaterra, no final do século 19, com o intuito de valorizar o trabalho manual e o artesanato como uma resposta à produção em massa da indústria, defendendo que arte e vida cotidiana deveriam estar unidas, com objetos bonitos e bem-feitos acessíveis a todos. A proposta era que o próprio trabalhador pudesse ser também artista, recuperando o modelo das antigas guildas medievais. Essa visão influenciou outros estilos e movimentos, como o art nouveau, a Bauhaus e o modernismo, além de ter deixado marcas duradouras na educação artística e na valorização do design e da produção artesanal em várias partes do mundo, inclusive no Brasil (Saiba mais).

O Centro Cultural Veras, portanto, resgata a essência do movimento por meio do Centro de Formação em Artes e Ofícios. O lançamento do projeto ocorreu em maio, no evento Portas Abertas, onde durante os três dias o público participou de ateliês de dança, foto+vídeo, serigrafia, bordado, design, teatro, tear e pintura. As vagas foram prioritariamente reservadas para pessoas vinculadas ao Centro Cultural Escrava Anastácia, CADI, DORCAS e Associação Laura dos Santos, instituições parceiras do Veras na execução das ações junto à comunidade.

O Centro de Formação em Artes e Ofícios é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC).

Realização: Centro Cultural Veras
Incentivadores: Rede Bistek e Buschle & Lepper
Apoio: Clemar Engenharia, Instituto Pedra Branca, Olsen S.A. e TelTec Solutions
Incentivo Estadual: Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina