INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA

MÔNICA NADOR E JAMAC: PAREDES-PINTURA

Mônica Nador (Ribeirão Preto, 1955) acumula em sua educação acadêmica arquitetura, pedagogia, história e artes plásticas. Esse conjunto de disciplinas se reflete em sua atuação como artista e ativista desde o início de sua trajetória.

A arquitetura a leva ao urbanismo e, consequentemente, ao contato com comunidades desfavorecidas das periferias urbanas. A pedagogia a leva a incluir, dentre os recursos de que se utiliza, metodologias ligadas à capacitação de pessoas. A história da municia com conhecimento acerca da formação social, política e econômica do Estado. Das artes plásticas, técnicas, ações coletivas e radicais se somaram para construir um repertório que a levaria a uma ação questionadora e transformadora. Primeiro sobre os suportes tradicionais, nos quais desafiaria forma e conteúdo em pinturas e desenhos e, mais tarde, em seu projeto de vida, o Jamac. A produção das pinturas do Jamac deixa as telas e os pincéis pelo estêncil e o processo de produção se torna coletivo, bem como sua autoria, que se torna compartilhada. 

Mônica Nador + Jamac participaram de grandes exposições em todo o mundo: 27ª Bienal de São Paulo (2006); Bienal de Lubumbashi, Congo (2015); Museo de Antioquia, Medellín (2016); 21ª Bienal do Sesc Videobrasil (2019); 1ª OsloBiennalen (2020). 

Paredes Pinturas é o projeto da artista Monica Nador que se baseia na produção coletiva de estampas na técnica do estêncil, aplicáveis em superfícies diversas. Há mais de 15 anos este projeto tem como objetivo promover processos artísticos em bairros de periferia das cidades, por meio da pintura de muros e casas utilizando a técnica do estêncil, estes feitos a partir de desenhos dos moradores. O projeto acabou tornando-se uma alternativa artístico cultural que envolve toda a comunidade em uma ação. 
 
O Jardim Miriam Arte Clube é um projeto cultural iniciado na zona sul de São Paulo em 2004 pela artista plástica Mônica Nador. O JAMAC tem como objetivo central construir processos de formação que estimulem encontros entre arte e vida, estética e política. Desenvolve atividades como oficinas, exibições de filmes, rodas de conversas e aulas abertas, sempre com foco em diversidade, formação para a cidadania e direito à cidade e memória.   

📅 Encontros: 08, 09 e 10/08 

⏰ Horários: 08/08 – 14h às 19h | 09/08 – 11h às 18h | 10/08 – 10h às 16h 

 
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/o4AHRYwbdfz6SLvA8 
 
Na mesma oportunidade, Mônica também irá realizar a nossa quarta aula magna, no encontro a artista irá compartilhar grande parte de sua trajetória, iniciada na década de 1980 em pintura. A cena artística da época, o diálogo com artistas que praticavam e produziam pintura, assim como sua decisão de dar continuidade a sua prática de maneira colaborativa, no JAMAC, seu projeto de vida, serão abordados com projeção de imagens e debate aberto. O encontro, gratuito, é dedicado a contribuir com a formação de artistas, estudantes de ciências humanas e sociais, professores e o público em geral. 
 
O Jardim Miriam Arte Clube é um projeto cultural iniciado na zona sul de São Paulo em 2004. Ele tem como missão central construir processos de formação que estimulem encontros entre arte e vida, estética e política. Desenvolve atividades como oficinas, exibições de filmes, rodas de conversas e aulas abertas, sempre com foco em diversidade, formação para a cidadania e direito à cidade e memória.   
 
📅 Data: 09/08 
⏰ Horários: 19h30 – 20h45
🎟️ Entrada gratuita, atividade sujeita à lotação.
 
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/dz6Gcf9mctrGP9Cd9